Brasil e Holanda discutiram a sustentabilidade na aviação civil.

Brasil e Holanda discutiram a sustentabilidade na aviação civil.

Embaixada da Holanda e Anac discutiram as melhores práticas de sustentabilidade no setor.

A Embaixada da Holanda no Brasil realizou, na última quinta-feira (14), o evento “Innovative and Sustainable Airport Management: Brazilian and Dutch Perspectives”, onde foram discutidas as melhores práticas na prática de sustentabilidade dos aeroportos e novas tecnologias e inovação do setor.

O evento, realizado em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), abordou soluções tecnológicas mais eficientes e sustentáveis, como drones e eVtols (aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical), além dos biocombustíveis, como o Sustainable Aviation Fuel (SAF).

“Estamos cientes das últimas inovações do nosso setor. Nós somos uma das primeiras autoridades do mundo a emitir uma norma sobre Rpas e de começar o processo de certificação dos eVtols. Nosso trabalho coloca o Brasil como um dos mais importantes contribuintes para a aviação internacional com um mais alto nível de segurança do mundo”, segundo um dos diretores da Anac, Tiago Souza.

Em fevereiro, a Embraer, por meio da Eve Air Mobility, formalizou o processo para obtenção de um Certificado de Tipo para o projeto dos veículos elétricos do fabricante como “categoria normal”, considerando o que está no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (Rbac) n°23 e outros requisitos adicionais acordados com a Anac.

Para outro gestor do órgão, Luiz Ricardo Nascimento, a busca não é só acerca do aspecto financeiro e das oportunidades, mas também da regulamentação. E que há desafios pela frente, mas que a cooperação é necessária.

Fonte: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo

Leia a Matéria na Íntegra