É do Brasil: Embraer Phenom entra para a história e se torna o jatinho mais voado dos EUA

É do Brasil: Embraer Phenom entra para a história e se torna o jatinho mais voado dos EUA

A Embraer bateu um novo recorde em solo americano, agora com a liderança em números de voos na aviação executiva dos EUA. A fabricante brasileira já é líder no segmento de jatos leves com a linha de aviões Phenom 100 e 300, os quais são montados exclusivamente em Melbourne, na Flórida, a principal unidade da fabricante em território ianque.

E agora seu jato leve médio, o Phenom 300, ultrapassou o Citation Excel, da Cessna, a mais tradicional fabricante de aviões particulares do mundo. O jato da Cessna estava nessa posição já havia muitos anos por ser extremamente popular no seu país de origem e ter um custo de aquisição não muito alto.

Um levantamento feito pela Bloomberg aponta que foram feitos 360 mil pousos e decolagens de janeiro até final de julho, sendo 1.400 a mais que as do Excel, que apesar de ser um avião maior, tem o mesmo alcance e capacidade do Phenom 300, que é mais moderno e consome menos.

E o principal nicho do Phenom 300 nos EUA tem sido os táxis aéreos e compartilhamento de aeronaves, que tem alta taxa de utilização. Como o jato pode chegar a qualquer lugar dos EUA continental com apenas uma parada e levar até 9 passageiros, acaba sendo um grande atrativo para usuários mais casuais da aviação executiva.

Fonte: https://aeroin.net/e-do-brasil-embraer-phenom-entra-para-a-historia-e-se-torna-o-jatinho-mais-voado-dos-eua/

Leia na Íntegra