Empresa está lançando avião supersônico 3 vezes mais rápido que o Concorde.

Empresa está lançando avião supersônico 3 vezes mais rápido que o Concorde.

A Aerion, uma empresa americana aeroespacial, realizou um anúncio do lançamento de um avião supersônico, que será 3 vezes mais rápido que o Concorde.

O Concorde se “aposentou” em 2003, e voava em torno dos 2.179 km/h, cerca de duas vezes a velocidade do som.

Já um dos modelos apresentados pela empresa é o Aerion AS3, considerado um “jato supersônico” capaz de alcançar o Mach 4+.

Alcançando o Mach 4+, é possível viajar em torno de 6.200 km/h, cerca de quatro vezes a velocidade do som.

Isso tornaria viagens muito mais curtas, como uma viagem de Los Angeles a Tóquio em três horas, ou de São Paulo até Paris em somente duas horas.

O Aerion AS3 deverá ser capaz de carregar 50 passageiros, mas a empresa deverá dar mais detalhes sobre os seus projetos até final de 2021.

A Aerion não pretende somente construir novos aviões supersônicos para passageiros, como também para voos comerciais.

Aerion AS2

Outro modelo da empresa é o AS2, que também é supersônico, porém voará a 1.600 km/h, carregando somente de 8 a 12 passageiros.

Segundo a empresa, o Aerion AS2 deverá iniciar suas operações em breve, em 2026.

Concorde x Aerion

De acordo com Tom Vice, o objetivo da empresa é algo muito diferente do Concorde, que deixava muitas emissões no meio ambiente e ruídos nas comunidades.

Uma das principais diferenças entre os aviões da Aerion e o Concorde são os pós-combustores, que foram descartados por serem barulhentos e emitirem muito monóxido de carbono no meio-ambiente.

Avião supersônico não deverá agredir tanto o meio-ambiente

De acordo com o o presidente e CEO da Aerion, Tom Vice, em um comunicado compartilhado pela CNN Brasil, os aviões supersônicos da Aerion não deverão agredir tanto o meio-ambiente.

“Queríamos uma aeronave que não dependesse de combustíveis fósseis e que pudesse operar com combustíveis 100% sintéticos desde o primeiro dia”.

Fonte: https://engenhariahoje.com/noticias/empresa-esta-lancando-aviao-supersonico-3-vezes-mais-rapido-que-o-concorde/

Leia a Matéria na Íntegra