Isenção ajuda, mas não evita aumento da passagem aérea.

Isenção ajuda, mas não evita aumento da passagem aérea.

A saída encontrada pelo Congresso Nacional para tentar minimizar os efeitos da alta do petróleo nos combustíveis vai ter um efeito pequeno para o setor aéreo diante da volatilidade do preço que o barril do petróleo vem sofrendo por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O PLP 11/2020, aprovado por Câmara e Senado e sancionado pelo Planalto, isenta as companhias aéreas de pagarem o PIS/Cofins sobre o querosene de aviação em 2022. Entretanto, o barril do petróleo, matéria prima para fabricação do combustível usado em aviões, chegou a variar mais de 20% em só uma semana em fevereiro deste ano.

“O problema é que as variações que estamos tendo [do petróleo], são ordens de grandeza maior do que o alívio do PIS/COFINS. As variações dos preços dos combustíveis estão na ordem de 100%. Tirar um imposto tem impacto, mas não compensa nem de perto”, disse o CEO da Latam, Jerome Cadier, ao Poder360.

Além desse aumento das passagens aéreas, a Latam também vai reduzir em 10% a sua malha e postergar novas rotas domésticas que seriam lançadas no 2º trimestre deste ano.

“No momento de aumento importante de petróleo que está acontecendo agora, fazemos duas coisas: restringimos a oferta, porque alguns voos deixam de ser rentáveis com o novo preço e buscamos reajustar a tarifa em função do aumento de custo”, disse Cadier.

Por causa desse aumento, a companhia, que antes previa voar cerca de 8% a mais no 2º trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do último ano pré-pandemia, agora estima que irá operar um pouco abaixo do que voou entre abril e junho de 2019 em voos nacionais.

“No mercado doméstico, já estávamos operando acima do que foi o 1º trimestre de 2019, que é o que a gente usa para se comparar. Íamos continuar subindo. No 2º trimestre, a previsão era estar acima de 8% do que foi o 2º trimestre de 2019 chegando perto de 10% no 3º trimestre versus o mesmo período de 2019”, disse Jerome.

Entretanto, apesar do impacto causado pela alta do petróleo, o CEO da Latam afirma que isso não terá consequências na recuperação judicial que a companhia enfrenta nos Estados Unidos desde maio de 2020.

“Nós fizemos uma estimativa há muitos meses. Muita coisa aconteceu. Nós temos um plano, vamos entregar esse plano de volume, resultado e venda. Mas não vemos afetado o caminho de saída do Chapter 11 [como é chamada a recuperação judicial nos EUA]”, disse o CEO da Latam.

O QUE DIZEM AZUL E GOL SOBRE OS EFEITOS DA GUERRA Em nota, as outras duas grandes empresas aéreas que operam no Brasil disseram que lamentam o conflito na Europa, mas disseram que o impacto direto será o aumento dos preços das passagens no país.

“Embora o valor do barril do petróleo já tenha sido um pouco maior há 14 anos, a situação atual é muito pior, pois naquela época o valor do dólar estava muito abaixo dos atuais R$ 5,00 e era cotado abaixo de R$ 2,00 (…) A continuidade desse cenário poderá adiar uma retomada mais vigorosa da oferta de voos no país, assim como a inclusão de novas cidades e novas rotas e frequências entre aeroportos que já contam com serviço aéreo”, informou a Azul.

“O QAV vem sofrendo constantes altas nos últimos três anos e, neste momento, representa cerca de 50% dos custos de um voo, percentual bem acima da média histórica. Comparada a 2019, a alta é de aproximadamente 90% e, em relação aos valores do último trimestre de 2021, de 30%. Diante deste cenário, é inevitável o aumento dos valores das passagens”, informou a GOL.

Fonte: https://www.poder360.com.br/economia/isencao-ajuda-mas-nao-evita-aumento-da-passagem-aerea/

Leia a Matéria na íntegra