PIONEIRA NA MANUTENÇÃO DE AVIÕES NA BOLÍVIA

PIONEIRA NA MANUTENÇÃO DE AVIÕES NA BOLÍVIA

Mary Jesús Bernal Zevallos

Mary Jesús Bernal Zevallos nasceu em La Paz e teve a oportunidade de viver perto do aeroporto El Alto, ela observava os aviões voando e sonhava com o dia em que poderia estar perto deles. E através desse sonho decidiu então se inscrever na carreira de Mecânica de Aviação na UMSA, uma profissão que é predominantemente ocupada pelo sexo masculino, e mesmo assim com o apoio de sua família, cursou as exigentes matérias que a carreira exigia. Graças à experiência adquirida desde pequena na oficina de seu pai, não teve problemas com as matérias práticas e também conseguiu superar as críticas machistas de alguns colegas de classe.

Chegado o momento dos editais para o tão sonhado estágio, teve a oportunidade de ingressar no Lloyd Aéreo Boliviano, a companhia aérea mais importante do país nessa época e assim realizou as práticas de manutenções. Junto com a sua mãe viajou para Cochabamba e ficou durante um ano como eventual no LAB, e vale ressaltar que Mary permaneceu sofrendo alguns ataques machistas, mas como sempre muito determinada e firmada em princípios e inspirações pelo pai pôde superar e manter-se firme lutando pelos seus ideias, e graças a essa luta surgiu a oportunidade de fazer um exame para ser tornar planta que aprovou de forma satisfatória, e assim, no ano de 1997 se tornou a primeira mulher técnica boliviana assegurada em uma grande companhia aérea do seu país. Alcançando um sonho de infância que agora não só observava mas trabalhava com os aviões.

Trabalhou 13 anos com a frota de aviões do LAB: Os Boeing 727-100/200, Fokker F-27, Airbus A310- 300, o cargueiro Boeing n o 707 e o primeiro Boeing apelidado de ′′Paitití". Teve grandes experiências com os colegas de trabalho, entre elas as brincadeiras, ela diz que os jogos ajudam a nutrir um bom companheirismo. Atualmente Mary trabalha há 10 anos na BOA - Companhia Boliviana de Aviation, é encarregada de 5 oficinas e verifica o bom funcionamento das aeronaves, além disso, fez especialização em equipes de emergência no Brasil, curso de tobogãs e salva-vidas, curso B727, B737- 300 e B737- 700/800. Sendo este último o seu avião favorito.

A mensagem que deixa às mulheres que sonham em trabalhar com a aviação é a seguinte:

′′aviação não é qualquer coisa, sejam sempre empenhadas, trabalhem duro e verão como qualquer barreira pode ser superada, absorvam ao máximo o conhecimento de seus docentes e verão como a parte prática e teórica se completam, o manual é de extrema importância. No futuro gostaria de conhecê-las e vê-las, seria um orgulho vê-las trabalhando nesse ramo tão incrível. Respeite-se, imponha respeito e também respeite os companheiros, com isso, sigam sempre em frente, eu consegui e vocês por que não?".

Fontes: Sociedade Científica de Estudantes de Aeronáutica (2021, 9 de outubro). Entrevista com Mary Bernal, Bolívia.