Setor aéreo monitora riscos de tecnologia 5G interferir na aviação.

Setor aéreo monitora riscos de tecnologia 5G interferir na aviação.

A fabricante de aviões Embraer comunicou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), na semana passada, que pretende começar a realizar testes para avaliar o impacto da tecnologia 5G em suas aeronaves. A medida foi anunciada depois de empresas norte-americanas de telefonia adiarem em duas semanas o início de novos serviços de 5G no país a pedido do governo e de fabricantes de aeronaves, que pediram mais tempo para avaliar os riscos de interferência nas faixas de frequência usadas por seus aviões.

No Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que não pretende adiar o início da operação do 5G, marcada para o final de julho. A agência afirma que a faixa de frequência adotada no país é diferente da norte-americana e obedece com folga os parâmetros internacionais de segurança.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos cuidados adotados no Brasil e no exterior para evitar que a introdução da tecnologia 5G cause interferência na aviação. Para descrever as preocupações do setor aéreo e os desafios do 5G no Brasil, participam deste episódio o mecânico de aeronaves Lito Sousa, criador do canal Aviões e Músicas, e o especialista em tecnologia, inovação e segurança digital Arthur Igreja.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/

Leia a Matéria na Íntegra